segunda-feira, 11 de agosto de 2008
PROPONDO MUDANÇAS!!!
Mas até que ponto a tecnologia auxilia o professor e possibilita uma aprendizagem significativa?
Muita escolas tem tecnologia de ponta que não trazem mudanças significativas para os alunos. Por que? Será que estamos falando de uma aula informatizada... Provas digitadas, acesso às notas pela Internet, planejamento das aulas on-line, tira-duvidas à distância, boletim escolar e matrículas on-line, essas ações trazem mudanças significativas no ensino-aprendizagem? O professor precisa propor atividades onde os alunos utilizem esses recursos a fim de criar, manipular, simular, refletir, questionar, produzir, enfim construir o seu conhecimento. Cabe ao professor tomar adesão destemida destas tecnologias, se atualizar, propor parceria com o aluno para que suas aulas sejam prazerosas e significativas.
Não basta informatizar a escola, achando que o ensino também foi informatizado. Tem que haver mudança na prática educativa numa nova concepção de aprendizagem onde aluno e professor aprendem juntos o domínio técnico para que o conteúdo específico da disciplina tenha uma aprendizagem eficáz.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Nos dias atuais o computador já tomou conta das nossas atividades cotidianas. Para realizarmos qualquer tarefa precisamos de inserir ou retirar informações de um computador. Quer estejamos nos bancos, hospitais, escolas, supermercados e até nas atividades de lazer...
A reflexão que faço é a seguinte: se estamos rodeados de tecnologia, por que o professor quer continuar fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito que fazia antigamente? Se o mundo está em constante evolução, por que a escola tem que ficar com a mesma estrutura arcaica de décadas atrás? É hora de avaliarmos os paradigmas e tomarmos postura como mediadores na construção do conhecimento dos nossos alunos. Por isso precisamos incorporar em nossas aulas ferramentas pedagógicas que proporcionem ao educando um olhar crítico, reflexivo sobre a sua aprendizagem. A escola precisa ser um espaço onde o aluno sente prazer em aprender... Segundo Valente “(...) cada dia surgem novas maneiras de usar o computador, como um recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso nos mostra que é possível alterar o paradigma educacional, hoje centrado na aprendizagem.” (1993,p.15) . Enfim, o computador pode ser usado para mudar a prática educativa, mesmo com todas as dificuldades encontradas pelos professores em adaptar essa ferramenta na sua prática educativa. É mais inteligente utilizá-lo como aliado pedagógico do que mantê-lo somente como uma máquina que administrativamente desempenha bem o seu papel.
Professora Carmeltia V M Freitas