Sabemos que as TICs vieram para somar e mehorar a qualidade de vida do cidadão. A escola tem ajustado seus recursos a fim de inserir a tecnologia no ensino das diferentes áreas do conhecimento.
Mas até que ponto a tecnologia auxilia o professor e possibilita uma aprendizagem significativa?
Muita escolas tem tecnologia de ponta que não trazem mudanças significativas para os alunos. Por que? Será que estamos falando de uma aula informatizada... Provas digitadas, acesso às notas pela Internet, planejamento das aulas on-line, tira-duvidas à distância, boletim escolar e matrículas on-line, essas ações trazem mudanças significativas no ensino-aprendizagem? O professor precisa propor atividades onde os alunos utilizem esses recursos a fim de criar, manipular, simular, refletir, questionar, produzir, enfim construir o seu conhecimento. Cabe ao professor tomar adesão destemida destas tecnologias, se atualizar, propor parceria com o aluno para que suas aulas sejam prazerosas e significativas.
Não basta informatizar a escola, achando que o ensino também foi informatizado. Tem que haver mudança na prática educativa numa nova concepção de aprendizagem onde aluno e professor aprendem juntos o domínio técnico para que o conteúdo específico da disciplina tenha uma aprendizagem eficáz.
Mas até que ponto a tecnologia auxilia o professor e possibilita uma aprendizagem significativa?
Muita escolas tem tecnologia de ponta que não trazem mudanças significativas para os alunos. Por que? Será que estamos falando de uma aula informatizada... Provas digitadas, acesso às notas pela Internet, planejamento das aulas on-line, tira-duvidas à distância, boletim escolar e matrículas on-line, essas ações trazem mudanças significativas no ensino-aprendizagem? O professor precisa propor atividades onde os alunos utilizem esses recursos a fim de criar, manipular, simular, refletir, questionar, produzir, enfim construir o seu conhecimento. Cabe ao professor tomar adesão destemida destas tecnologias, se atualizar, propor parceria com o aluno para que suas aulas sejam prazerosas e significativas.
Não basta informatizar a escola, achando que o ensino também foi informatizado. Tem que haver mudança na prática educativa numa nova concepção de aprendizagem onde aluno e professor aprendem juntos o domínio técnico para que o conteúdo específico da disciplina tenha uma aprendizagem eficáz.
Carmelita Vieira de Melo Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário